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O modelo de negócio de uma empresa é uma série de definições que determinam os objetivos daquele empreendimento no mercado em que está inserido. Não há como imaginar um negócio que não tenha um modelo muito bem definido.Além disso, esse molde também precisa ser seguido a risca pelos gestores, o que muitos não sabem é que os processos logísticos podem ter uma influência direta nesse tipo de definição. Pensando na importância do assunto, nós resolvemos escrever este artigo.Nele, mostraremos como a logística deve se ajustar em um modelo de negócio e contribuir para o sucesso de um empreendimento. Saiba mais!O que é um modelo de negócio?Antes de entender a relação entre a logística e o modelo de negócio é importante conhecer o conceito deste elemento. Basicamente, podemos dizer que é um processo que define a lógica de criação, entrega e a captura de valor por parte de uma organização.O modelo de negócio também pode ser definido como um conjunto de todas as suas operações, políticas, métodos e tecnologias. Sendo assim, esse critério está mais relacionado às características de sua empresa do que, propriamente dito, ao mercado em que atua.Embora, em alguns casos, ela seja vista sob os aspectos comuns de seu mercado, porém, sem perder as oportunidades de explorar os seus resultados de forma diferente.Como a logística influencia no modelo de negócio?Agora que você já entendeu o que é modelo de negócio , mostraremos como a logística pode o influenciar…
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O comércio virtual conquistou os consumidores e pode ser uma excelente oportunidade para os empreendedores. Porém, o sucesso nesse segmento exige planejamento e profissionalismo, e a logística de e-commerce é um dos aspectos que demanda uma grande atenção.Uma dúvida frequente dos empreendedores diz respeito à manutenção do estoque. Qual é a opção mais vantajosa: o armazenamento próprio ou a terceirização do estoque? Como você pode imaginar, não existe uma resposta única e ideal para todos os tipos de negócio.Por isso, resolvemos falar sobre as características, os benefícios e as desvantagens de cada modelo. Dessa forma, você poderá avaliar essas possibilidades e escolher a mais apropriada para o seu empreendimento. Vamos começar?Estoque próprio ou terceirizado?Estoque próprioQuando o e-commerce utiliza seu próprio estoque, ele tem autonomia e total controle sobre o processo de preparação e entrega do produto. A empresa administra o espaço, determina seu funcionamento e logística, contrata, treina e coordena o trabalho dos funcionários. A principal vantagem desse modelo é a facilidade de relacionamento com o cliente, visto que todo o processo está nas mãos do própria empresa.Também cabe à empresa fazer os investimentos necessários para o melhor controle e funcionamento do estoque. Entram nessa conta os sistemas e os equipamentos utilizados para registro e automação dos processos. No entanto, em períodos de baixa procura, ele pode representar um gasto desnecessário, pois a empresa precisa arcar com os custos mesmo que parte dessa estrutura ou seus funcionários estejam ociosos.Estoque terceirizadoA…
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O compartilhamento de informações é um desafio que gera um alto custo para as empresas do setor de transportes e costuma tirar o sono dos profissionais responsáveis pelos processos logísticos. Felizmente, uma nova ferramenta desponta, cada vez mais, como importante aliada diante dessa tarefa: o EDI.Para quem ainda não está familiarizado com o termo, EDI — Electronic Data Interchange — pode ser classificado como uma tecnologia de integração entre empresas, que facilita e agiliza a transmissão eletrônica de dados. Com a adoção dessa ferramenta, é possível reduzir a intervenção humana na tarefa e, consequentemente, contribuir para eliminar as chances de erros.Se você tem interesse em saber como essa tecnologia pode aprimorar a atividade logística, basta prosseguir com a leitura deste post para conhecer mais detalhes. Confira!O que é EDI — Electronic Data Interchange?Se há algo problemático e, constantemente, desafiador em termos de logística é a necessidade de fazer mais em menos tempo. As entregas cada vez mais ágeis, o processamento de pedidos em tempo recorde e a flexibilidade para lidar com as demandas dos clientes são essenciais.Por isso, quando uma alternativa surge para suprir essa necessidade, é natural que o seu uso passe a ser amplamente disseminado. Isso foi o que aconteceu com o EDI, que, em português, é traduzido como troca eletrônica de dados.O Electronic Data Interchange é uma tecnologia desenvolvida com o intuito de possibilitar a integração de dados entre empresas. Embora a maioria das empresas já utilize…
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